terça-feira, 24 de novembro de 2009

" O BOM CUMPRIMENTO DOS PEQUENOS DEVERES, DIA A DIA, NÃO EXIGE MENOS ESFORÇO DO QUE AS GRANDES FAÇANHAS DOS HERÓIS"

domingo, 22 de novembro de 2009


Downsizing é o enxugamento nas empresas, com corte de pessoal, delegando autoridade aos níveis hierárquicos mais baixos

Para a empresa se manter viável, é necessário fazer mudanças na estrutura organizacional, nos sistemas de remuneração, nos planos de carreira, nas práticas de contratação e treinamento e, às vezes na estratégia global da empresa
"A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO REPRESENTA UMA NÍTIDA TRANSFERÊNCIA DE PODER DE QUEM DETÉM O CAPITAL PARA QUEM DETÉM O CONHECIMENTO". PETER DRUCKER

Estrutura Formal e Informal

A estrutura organizacional pode ser formal ou informal. A estrutura formal é planejada e formalmente representada por meio de organograma institucional. A estrutura informal é constituída pela rede de relacionamento existentes no espaço corporativo e, neste caso, as lideranças têm papel fundamental, por isso, ela se desenvolve espontâneamente e é dinâmica.

No desenvolvimento da estrutura formal deve-se considerar os seus componentes, seus condicionantes e seus vários níveis de influência. Pois será, a partir de uma estrutura bem implementada que uma empresa irá alcançar seus objetivos estabelecidos. Os principais fatores para a criação de uma estrutura formal empresarial são:

- Focar os objetivos estabelecidos pela empresa
- Realizar atividades que podem chegar nesses objetivos
- Distribuir as funções administrativas para cada funcionário desempenhar
- Levar em consideração habilidades e limitações tecnológicas

Em primeira vista temos uma impressão negativa da comunicação informal, porém quando estudada com atenção, podemos observar como ela é importante. Sua facilidade de compreensão e de atualização torna sua velocidade incrivelmente superior a da formal. A comunicação informal não possui regua alguma, passando até mesmo por cima dos níveis da autoridade. É por meio desta comunicação que o funcionário transmite sua satisfação ou insatisfação em relação à instituição, o assunto nem sempre se restringe a questões profissionais.

Organograma

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional constitui o elo de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua atuação no mercado. A importância da estrutura para a implementação de um plano reside no fato de ser através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para melhor compreender estas relações é conveniente abordar alguns conceitos fundamentais, nomeadamente os conceitos de autoridade, responsabilidade e delegação.

Para uma melhor compreensão da estrutura da organização é normalmente elaborada a sua representação gráfica; o organograma, o qual nos permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícita neste conceito de organograma estão a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.

Convivência dentro da organização