A estrutura organizacional pode ser formal ou informal. A estrutura formal é planejada e formalmente representada por meio de organograma institucional. A estrutura informal é constituída pela rede de relacionamento existentes no espaço corporativo e, neste caso, as lideranças têm papel fundamental, por isso, ela se desenvolve espontâneamente e é dinâmica.
No desenvolvimento da estrutura formal deve-se considerar os seus componentes, seus condicionantes e seus vários níveis de influência. Pois será, a partir de uma estrutura bem implementada que uma empresa irá alcançar seus objetivos estabelecidos. Os principais fatores para a criação de uma estrutura formal empresarial são:
- Focar os objetivos estabelecidos pela empresa
- Realizar atividades que podem chegar nesses objetivos
- Distribuir as funções administrativas para cada funcionário desempenhar
- Levar em consideração habilidades e limitações tecnológicas
Em primeira vista temos uma impressão negativa da comunicação informal, porém quando estudada com atenção, podemos observar como ela é importante. Sua facilidade de compreensão e de atualização torna sua velocidade incrivelmente superior a da formal. A comunicação informal não possui regua alguma, passando até mesmo por cima dos níveis da autoridade. É por meio desta comunicação que o funcionário transmite sua satisfação ou insatisfação em relação à instituição, o assunto nem sempre se restringe a questões profissionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário